O dia Nacional da Alfabetização

Hoje, dia nacional da alfabetização queremos compartilhar uma notícia que merece uma festa sobre Dona Maria Nazaré da Conceição, de 62 anos.

Dona Conceição lê suas primeiras palavras no vídeo que segue essa matéria, ela tenta aprender a ler e escrever a muitos anos, porém sem sucesso. Num dado momento de sua vida Conceição conheceu a psicopedagoga Izabel Silva que passou a lhe dar aulas de alfabetização.

Izabel gravou o exato momento em que Maria lê suas primeiras palavras, “mola” e “filho”, após a conquista as duas caem na risada. A filha da protagonista dessa história, Rejane Barbosa dos Anjos de 32 anos, enviou essa notícia para o site Só Notícia Boa e disse que a mãe passou por muitas dificuldades na infância, teve de trabalhar cedo e não teve oportunidade de estudo em sua vida.

Maria Nazaré da Conceição é viúva e trabalhava como empregada doméstica e faxineira, incentivou constantemente a importância da educação para seus filho e hoje, é ela quem dá os primeiros passos na alfabetização.“O sonho dela é escrever uma carta para cada um dos filhos e quando terminar os estudos quer fazer faculdade”, concluiu a filha.

Achamos importante num dia como esse compartilhar a notícia de Maria Nazaré para conscientizar os leitores sobre a importância da implantação de melhores condições de ensino e aprendizagem no país. A alfabetização não se baseia unicamente no ato de aprender a ler e a escrever, mas também no desenvolvimento da capacidade de compreensão, interpretação e produção de conhecimento.