Descubra o Dia dos Mortos e seu significado

No México, no dia de hoje é comemorado o Dia dos Mortos. Este feriado, ao contrário do Dia de Finados no Brasil, é sinônimo de alegria e festa pois ela é baseada na expectativa da visita dos mortos. Acredita-se que eles visitam o mundo dos vivos e por isso a população faz uma grande festa com oferendas, comes,  bebes e tudo o que eles gostavam enquanto vivos. Este feriado foi considerado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade desde o dia 7 de novembro de 2003.

A comemoração já é antiga e ocorria antes mesmo da chegada dos espanhóis na América, quando era costume conservar crânios para exibi-los como troféus durante os rituais do Dia dos Mortos, no nono mês do calendário asteca. 

O destaque deste dia era a Dama da Morte que mais tarde veio a inspirar o  cartunista mexicano José Guadalupe Posada (1852-1913) a ilustrar uma das referências contemporâneas deste dia, La Catrina. Ele se tornou então um dos responsáveis por consolidar a data do Dia dos Mortos no México. Separamos no nosso Twitter algumas curiosidades a respeito dessa data e também no Pinterest compartilhamos o ensaio Las Muertas de Tim Taddder.

Baseado nesta data a animação Viva – A Vida É uma Festa ajuda a gente a entender melhor a ideia desse feriado sob o olhar mexicano. O filme mostra que o Dia dos Mortos também é uma comemoração da vida e por isso devemos celebrar de maneira otimista, lembrando nossos entes queridos e antepassados de forma afetuosa.